CNH vencida na pandemia: como renovar? Veja o passo a passo em alguns estados

A Carteira Nacional de Habilitação venceu durante a pandemia causada pela Covid-19. O que fazer? Essa é uma dúvida de muitos internautas que entram em contato diariamente com o Portal do Trânsito. A primeira questão é observar a data de vencimento. Se o documento venceu depois de 19/02/20, o condutor pode continuar dirigindo com a CNH vencida. Essa informação está na Res.782/20, que continua em vigor.

Conforme o Ministério da Infraestrutura, não há um prazo definido para que a regra deixe de ser aplicada.

O processo de retomada dos prazos, porém, será gradual e não abrupto. “Como a Deliberação é para interrupção de prazos, quando ela cair, os prazos voltarão a ser contados do zero”, disse o Ministério da Infraestrutura.

Para aqueles casos de condutores em que a CNH venceu antes de 19/02/20, para continuar a dirigir é necessário renovar o documento.

“Nesse caso, é preciso renovar a CNH para o condutor poder voltar a dirigir. Muitos Detrans pelo País, que não estão atendendo presencialmente, possibilitam que o condutor faça todo processo de renovação de CNH pelo site do órgão”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

Nem todos conseguem renovar pela internet, como é o caso de Vandice Braga, de São Paulo. “Eu gostaria de alterar meu sobrenome porque casei, mas não estou conseguindo”, afirma.

Renovação da CNH: a validade de 10 anos ainda não está valendo. Entenda! 

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP), apenas a renovação simplificada, sem nenhuma alteração de dados (inclusão ou exclusão) está sendo realizada no momento.

Como renovar a CNH vencida 

São Paulo

Através desse link do Detran/SP é possível fazer a renovação simplificada da CNH. No site, o órgão alerta que, neste momento, não haverá impressão da CNH em papel, e que esta estará disponível a versão digital para download no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, aos poucos o Detran/RJ vai ampliando o atendimento presencial e retomando alguns serviços. Na semana passada, as vagas para renovação da carteira de habilitação vencidas antes do dia 19/02/2020 foram ampliadas na sede do departamento e também segue acontecendo nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias.

O agendamento deve ser realizado no site ou pelo teleatendimento (21 3460-4040 /4041). O atendimento será das 10h às 16h. Importante frisar que habilitações e PPDs vencidas de 19 de fevereiro de 2020 para cá estão com a validade prorrogada.

Paraná

No estado do Paraná também é possível solicitar a renovação pelo site do Detran/PR. Basta clicar nesse link e seguir o passo a passo. 

Minas Gerais

O Detran/MG também está realizando o processo de renovação da CNH, mas para isso é preciso agendar o atendimento pelo site.

Rio Grande do Sul

Segundo o Detran/RS, o condutor que queira renovar o documento de habilitação na mesma categoria em que está habilitado, deve seguir o seguinte passo a passo:

  1. Comparecer a um CFC (Centro de Formação de Condutores) do seu município de residência ou domicílio;
  2. Apresentar a documentação necessária;
  3. Obter a guia GAD-E para pagamento das taxas;
  4. Efetuar o pagamento dos valores em qualquer dos bancos conveniados;
  5. Realizar o exame de aptidão física e mental (exame médico) e a avaliação psicológica (caso exerça ou pretenda exercer atividade remunerada);
  6. Aguardar a chegada do novo documento para retirada no CFC.

Ainda conforme o Detran/RS, condutores habilitados nas categorias C, D ou E deverão realizar previamente exame toxicológico na rede de laboratórios credenciada pelo Denatran.

Bahia

Na Bahia, o serviço de renovação de CNH está disponível para agendamento em alguns postos que retomaram o atendimento. Para renovar, o cidadão deve clicar aqui. 

Santa Catarina

Em Santa Catarina é possível realizar o serviço através do Detran Digital, clique aqui.

Distrito Federal

A renovação da CNH vencida também pode ser feita, mediante agendamento, no Distrito Federal. Para agendar, clique aqui.

Pernambuco

No estado do Pernambuco também é possível realizar a renovação da CNH. Basta seguir o passo a passo do site. 

Demais estados

Para saber se essa funcionalidade está ativa em seu estado, você deve entrar no site do Detran e buscar “renovação de CNH”.Documentação

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.

Atendimento Selecione um de nossos contatos abaixo

Geralmente responde em alguns minutos

Unidade de União da Vitória/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Guarapuava/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Ponta Grossa/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Blumenau/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Curitiba/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Londrina/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Canoinhas/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Itapema/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Itajai/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Joinville/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Videira/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Araucária/PR Clique e seja direcionado
São José dos Pinhais/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Irati/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Jaragua do Sul/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Balneário Camboriú/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Caçador/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Colombo/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Criciúma/SC Clique e seja direcionado