Quando se trata de estacionamento eu posso estacionar meu veículo automotor no meio-fio pintado de amarelo? - Help Recursos

Quando se trata de estacionamento eu posso estacionar meu veículo automotor no meio-fio pintado de amarelo?

Um cidadão imobilizou o seu veículo defronte a um agente de trânsito e perguntou: ―Por favor, é proibido estacionar na faixa amarela? ― Nem sempre, uma vez que, em regra, é necessária a existência de uma placa proibitiva, mas a linha amarela, senhor, é sobre a pista, não é sobre a guia [meio-fio], o agente de trânsito respondeu. O sujeito arqueou a sobrancelha e, novamente, interpelou: ― A faixa amarela é sobre a pista, não é sobre a guia? ― Sobre a pista, senhor, junto à sarjeta. Com cara de quem comeu e não gostou, o condutor, prosseguiu marcha.

Ávidos leitores, eis que surge a seguinte celeuma: posso estacionar meu veículo automotor no meio-fio pintado da cor amarelo?

Vamos investigar o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) acerca do tema.

Em primeiro lugar, cabe anotar que, de acordo com o artigo 37 da Constituição da República, todos os atos praticados pela Administração Pública estão sujeitos à Lei, logo, pode-se afirmar que o Poder Público só apenas executa o que está expressamente previsto no texto da Lei (Princípio da Legalidade Estrita). Em contrapartida, aos cidadãos é permitido fazer tudo aquilo que a Lei não proíbe (CRFB, art. 5º, II).

O que diz o CTB?

No que se refere à matéria trânsito, o Legislador estabeleceu que a sinalização de trânsito a ser utilizada é apenas aquela prevista no Código de Trânsito ou nas Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CTB, art. 80). No mesmo sentido, estabeleceu-se não ser possível a aplicação de sanções quando a sinalização estiver incorreta ou insuficiente (CTB, art. 90).

Desse modo, caro leitor, cara leitora, em resumo, a norma estabelece que é proibido o estacionamento, nas seguintes hipóteses, são elas: placa proibitiva – R6a (assinala ao condutor que é proibido o estacionamento) e R6c (Proibido parar e estacionar), vagas regulamentadas (veículo de aluguel, pessoa com deficiência, idoso, carga e/ou descarga, ambulância, rotativo, curta duração e viaturas policiais) – R6b (Res. 302/08) –  ou outro fator proibitivo (onde houver guia rebaixada destinada a entrada e saída de veículos, hidrante, sobre o passeio, nas calçadas etc.).

Sobre a linha amarela, caros amigos, ela deve vir acompanhada da sinalização vertical (Res. 236/07; 180/05) – em outras palavras, placa –, nos termos da Resolução n. 236/07 do Conselho Nacional de Trânsito, “a linha de indicação de proibição de estacionamento e/ou parada deve ser aplicada ao longo do limite da superfície destinada a circulação de veículos, junto à sarjeta, acompanhando seu traçado”.

Portanto, caros leitores, posso estacionar perfeitamente na “faixa amarela”, desde que não sejam os casos previstos no artigo 181 do Diploma de Trânsito, pois, via de regra, é necessário uma placa proibitiva no local.

E aí, Leitor, você sabia?

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.

Atendimento Selecione um de nossos contatos abaixo

Geralmente responde em alguns minutos

Unidade de União da Vitória/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Guarapuava/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Ponta Grossa/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Blumenau/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Curitiba/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Londrina/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Canoinhas/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Itajai/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Joinville/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Videira/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Araucária/PR Clique e seja direcionado
São José dos Pinhais/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Irati/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Jaragua do Sul/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Balneário Camboriú/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Caçador/SC Clique e seja direcionado
Unidade de Colombo/PR Clique e seja direcionado
Unidade de Criciúma/SC Clique e seja direcionado